CARTA AOS “APOMETRAS UNIVERSALISTAS”

Há algum tempo um cidadão vem atacando insistentemente o método e energia Reiki e seu criador Mikao Usui.

Esse homem afirma que em desdobramento um ou uma apometra, seu ou sua seguidor(a), visualizou coisas terríveis, energias das sombras, de magia negra que insiste em vincular ao Reiki e ao seu criador Mikao Usui.

Estou certo de que há aí um grande equívoco, ou não estão a falar da mesma técnica (Reiki) nem da mesma pessoa (Mikao Usui).

O Método Usui de Cura Natural (Usui Shiki Ryoho. Reiki é a expressão que denomina a energia utilizada pelo método) não é religião, mas um método de harmonização do ser através da imposição das mãos e canalização da energia Reiki. É também uma ferramenta de auto conhecimento, através da vivência de seus cinco preceitos:

clip_image002

Os preceitos do Reiki não pregam uma filosofia, um credo ou uma religião, mas um modo de viver baseado na calma, na confiança, na gratidão, na honestidade, na justiça e na bondade.

É verdade que, ainda, pouco se conhece da vida de Mikao Usui, mas não podemos nos esquecer que a cultura japonesa é bem diversa da nossa e bem distante de algo chamado EGO. Mikao Usui criou um método eficaz de harmonização do ser em todos os níveis e jamais teve a intenção de se promover com isso, como aconteceria no Ocidente, não importando, portanto escrever sua autobiografia.

É também verdade que foram criados diversos sistemas que usam o nome Reiki, mas só um foi criado por Mikao Usui: o Usui Shiki Ryoho.

Um terapeuta ou mestre de Reiki não precisa ser portador de mediunidade de desdobramento, nem usar técnicas de sugestionamento ou qualquer outra forma de indução com quem quer que seja, ao contrário do que se dá com a apometria. Sugestionamento é técnica de hipnose (“Hipnose é um estado mental – teorias de estado – ou um tipo de comportamento – teorias de não-estado – usualmente induzidos por um procedimento conhecido como indução hipnótica, o qual é geralmente composto de uma série de instruções preliminares e sugestões”. – in http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipnose). Vale salientar que o primeiro nome da apometria foi HIPNOMETRIA…

Em centros espíritas sérios, os médiuns frequentam escola de desenvolvimento mediúnico, durante anos até, acompanhados por membros experientes durante todos os trabalhos. São, portanto, acompanhados, observados e tratados com muito zelo, ao contrário do que temos observado na Apometria. Hoje, qualquer pessoa que frequente um curso de final de semana já se considera apta a trabalhar com apometria. Que garantia teríamos de que essas pessoas estão verdadeiramente desdobradas e não alucinando?

Aprendi que toda obsessão é auto obsessão. Não estariam essas pessoas em desdobramento olhando para seu interior, para sua própria alma e enxergando suas próprias crenças, até mesmo induzidas por “professores” ou “facilitadores de cursos de apometria” sem escrúpulos? Como essas pessoas poderiam nos garantir a veracidade de suas informações e “visões”? Essas pessoas tem alguma formação espiritual e/ou espiritualista ou está apenas sendo movida pelo fascínio dos fenômenos “sobrenaturais”? O apometra que “viu”, em desdobramento, a “verdade” sobre o Reiki e seu criador conhece o Reiki? Essa pessoa teria ao menos noção das Leis Universais? Saberia o significado e a gravidade do juízo temerário?

A definição de magia negra seria o uso da magia de forma a interferir no livre arbítrio alheio, principalmente para fins egoísticos, fúteis ou prejudiciais. Alguém poderia me explicar em que se encaixa o método Reiki e seu criador nessa definição?

Não sou nem tenho a pretensão de ser profundo conhecedor dos trabalhos de apometria, mas tenho suficientes informações para perceber quando abusam do uso dessa técnica…

Sou mestre e terapeuta Reiki e garanto-lhes que nenhuma das informações transmitidas por seguidores procede, nem na sentença que emitiram sobre o método Reiki nem sobre seu criador. Jamais sofri qualquer forma de ataque psíquico com o uso do Reiki, assim como sempre tive muito claro em minha mente o que é o Reiki e jamais o mesclei com religiões e crenças, sobretudo as limitantes.

Convido a todos os que lerem as informações contidas no blog desse cidadão, que denigrem a imagem do Reiki e de Mikao Usui, que pesquisem, estudem, tanto a apometria quanto o método Reiki e tirem suas próprias conclusões.

Peço-lhes que reflitam sobre os pontos a seguir:

1- A apometria não é aceita na imensa maioria de centros kardecistas, dentre outros motivos por trabalhar com “indução direta do inconsciente”, ou seja, sugestionamento, ou auto-hipnose;

2- A grande maioria dos apometras, especialmente os líderes de grupo que dirigem trabalhos que utilizam esta “técnica”, é dissidente de centros espíritas por acharem os trabalhos mediúnicos desses centros monótonos e ineficazes;

3- A apometria trabalha com diversas técnicas, como a hipnose, a TVP – Terapia de Vidas Passadas (já fiz 2 cursos) e a cromoterapia, com o auxílio, em sua maioria, de pretos velhos e outros caboclos e/ou orixás (também já fiz dois cursos já fiz dois cursos e já participei de inúmeras reuniões);

4- O apometra/facilitador dessa técnica, até meados de 2010, não falava o que hoje fala sobre Mikao Usui e o Reiki. Acaso o método Reiki mudou de configuração e passou a ser energia das sombras apenas de lá para cá? Ele afirmava que reikianos só visavam o dinheiro ao final dos atendimentos e dos cursos, no entanto veio a Fortaleza e cobrou acho que R$ 50,00 pela participação no curso de apometria e R$ 250,00 por cada atendimento. Isso ele mesmo afirmou em grupo do Yahoo. A diferença tremenda que existe nessa situação é que o Reiki nenhum vínculo tem com religião, enquanto a apometria tem. O Reiki é um método terapêutico; a apometria uma “terapia” espiritual.

5- Trabalho com Reiki e outras abordagens (constelação familiar, florais de bach, florais de saint germain e outras) há mais de 6 anos e jamais havia ouvido qualquer comentário nesse nível do que esse senhor escreveu. Igualmente, jamais vi-me atacado energetica ou espiritualmente por energias das sombras, como jamais vi qualquer reikiano, exceto os que insistiram em misturar a energia Reiki com outros métodos sem fundamento, terem surtos psicóticos.

6- A apometria é regida também por princípios universais de AMOR, de Caridade, e a forma como o autor das acusações contra o Reiki e Mikao Usui se pronuncia é completamente contrário a esses princípios. Aliás, ele nem julga, vai direto à sentença, e condenatória! Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso logo percebe o desequilíbrio, a arrogância, a prepotência e a falta de humildade e espiritualidade em suas palavras. Na verdade essa é uma batalha travada entre seu ego e o Reiki. Isso é mais que explícito em suas palavras. E seu ataque não é direcionado apenas ao Reiki, mas à umbanda também, ao criticar o trabalho com pretos velhos. Acaso ele poderia criticar e condenar uma das religiões mais primitivas da Terra!!???? Com que autoridade?

7- Acusar Mikao Usui de magia (e magia negra) é a coisa mais absurda que já ouvi. Respondam-me: o que é mais negro: criar um sistema de canalização de energia Reiki ou manipular energias de sugestionamento/hipnose induzindo pessoas a um desdobramento? Vale lembrar que só há um Reiki: o USUI SHIKI REIKI RYOHO! Os demais sistemas, como sempre falo, são derivados, criados a partir da mixagem do Reiki com outros métodos e alguns nada tem a ver com o Reiki original.

8- No Reiki somos apenas canais de energia Reiki; na apometria manipulamos energias e mentes, sugestionando-as e levando-as, na maioria das vezes, a fantasiarem desdobramentos e visões as mais terríveis possíveis, quase sempre das SOMBRAS, principalmente das próprias sombras…

9- Esse mesmo senhor chama de vaidosos os Mestres que iniciam com a intenção de “aumentar o seu plantel”: “Para os dragões pouco importa se o mestre inciador cobra ou não, aliás como dissemos em outro post, os que não cobram iniciam mais pessoas e com isso eles aumentam seu plantel. Esses “mestres” são pessoas vaidosas e ignorantes sobre a própria condição pessoal deles (precária), fascinadas com o pretenso poder que possuem de “iniciar” alguém. O sentimento mais forte nestes “iniciados” em reiki era o de se sentir “especial”, como se a iniciação os distinguisse dos demais seres “comuns”.” Acaso não estaria o senhor a falar de si mesmo com a sua “apometria universalista”!!!???? Acaso não sabe esse senhor que arcará com as consequências de suas palavras venenosas contra o Reiki e seu criador? Suas palavras são postura de um ser espiritualizado, de um “mestre da apometria” que tem formado tantas pessoas para trabalhos de “caridade”!!!!??????????? Atentem para o que está nas entrelinhas! As SOMBRAS cegam-nos!

10- Finalmente, o acusador está manipulando e dominando dezenas ou centenas de pessoas, levando-as ao completo desequilíbrio energético (Um dia seus seguidores poderão se dar conta e confirmar isto). Se ele estivesse bem intencionado e seguro do que afirma sobre Mikao Usui e o Reiki ele publicaria os comentários postados em resposta às suas acusações em seu blog, no entanto ele não posta nenhum argumento/comentário escrito por reikianos. Qual seria o motivo? O que teme?

11- Se você que agora lê este post trabalha com apometria e concorda com tudo o que esse senhor diz sobre o método Reiki e sobre seu criador, procure trabalhar, desdobrando-se e tratando o próprio autor das acusações para saber o que está por trás de toda essa falácia.

Meus queridos, prudência é o que lhes recomendo. Prudência, discernimento e muita vigilância. Cuidado para não se deixarem enredar e levar por inquisidores manipuladores e dominadores dos tempos modernos! Espero que vocês despertem e consigam enxergar a Verdade, e se libertem dessas dúvidas sombrias, incutidas em suas mentes por ideias e argumentos nada luminosos que partiram dessa criatura. Vocês tem inteligência suficiente para isso.

Namastê!

Abraços de AMOR e LUZ.

Carlos Rebouças Junior

Anúncios

Sobre carlosreiki

Bacharel em Direito, Teólogo, Phd em Psicanálise, Pós-graduado em Psicanálise com Especialização em Constelação Sistêmica Familiar, Dr.H.C. em Constelação Sistêmica Familiar, Dr.H.C. em Psicanálise Clínica, Gestalt-terapeuta; Praticante, Mestre e Terapeuta Reiki.
Esse post foi publicado em Acusações contra Mikao Usui, Acusações contra o Reiki, Apometria, Apometria Universalista, Magia Negra, Mikao Usui, Surto Psicótico e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para CARTA AOS “APOMETRAS UNIVERSALISTAS”

  1. Cheguei a ler o relato sobre o reiki e é uma pena tanto para um reikiano e para quem pratica apometria ver uma coisas dessas, digo isto porque pratico os dois. O problema não é o sistema, mas o ser humano. Os dois visam o mesmo, ajudar a humanidade, o auto conhecimento, o amor incondicional, a caridade, a bondade, e etc.

  2. sueli carvalho disse:

    como é bom ouvir uma pessoa como Vc escrever sobre o REiKI. Creio que não há dúvida quando com essa firmesa esclarece dúvidas e até mesmo defende aquilo que vc conhece bem que é o REIKI. Namastê tenho o maior carinho e admiração por ti. Sueli.

  3. Só peço que reflitam usando o discernimento e acima de tudo o coração. Estamos vivendo um momento de muita luz nunca dantas ocorrido no planeta, não duvidem, e as sombras estão desnorteadas porque perdem terreno… Que Deus nos abençoe!

  4. Bella prioste disse:

    Carlos tambem sou Mestre e sabe o que venho aprendendo e apreêndendo? Cada vez mais me aproximando de Deus e fazendo todos os que Ele coloca no caminho…tambem. O resto: Dane-se, nem tomo conhecimento. Esse coitado tá tomado rsrs… Abraaaços adorei seus artigos….

  5. senhoritavera disse:

    Reiki é calma, é intuição, amor. Se há sombras, é porque a luz se prepara para nascer. É só ter paciência e acreditar.

  6. Elaine Matheus disse:

    Eu li e fiquei abalada com isso , Sou Apômetra e Reikiana e realmente o que foi falado nada tem de real mesmo pq o principio da Apometria e do Reiki, bem conduzidos é claro, é o AMOR…..Minha professoa de Apometria disse que nunca devemos cobrar e sim fazer por amor e com muito amor a aplicação das técnicas e ela é uma Reikiana tbm , (Até antes de ser Apometra)e o mesmo ela fala se referindo ao Reiki que é maravilhoso…e infelizmente vimos pessoas cobrando caro pelo Reiki e pelas sessões de Apometria……e é isso que denigre a imagem destas duas tecnicas maravilhosas que se alinhadas e com proposito no bem fazem verdadeiro milagre na vida das pessoas….Eu trabalho atualmente como Apômetra e aplico o Reiki quando necessário mas não é cobrado nada nem um centavo de ninguem , pois pq foi isso que aprendi….

    Namastê a todos _/\_
    Elaine

    Ps . recomendo tbm o estudo para que cada um tire a sua própria conclusão…e não pensem com a cabeça dos outros . Felizmente fiz cursos tbm e eles são de suma importância para o equilibrio de um médium e até para se ter dissernimento quando se ouve ABOBRINHAS COMO ESTA SOBRE O REIKI E O MESTRE MIKAO USUI …….O Reiki é maravilhoso…….tbm , tal qual a Apometria ….bem conduzida…….

  7. Prezado Carlos,

    Como Mestre de Reiki e Instrutor de Apometria, lamento profundamente o ocorrido. A síntese é sempre o melhor caminho. Reiki, Apometria e outras métodos são poderosos aliados que podem trazer uma contribuição magnífica para a expansão de consciência da humanidade. Que seja louvada a democracia e a liberdade de expressão, contudo, penso que essa “troca de farpas” nada constrói, ao contrário, só nos expõe, em um momento em que o caminhar junto é uma escolha de Luz. Cada método tem seus benefícios e pontos que são alvo de questionamentos e especulações. Vejo pessoas alcançarem maravilhas com Reiki e com Apometria. Costumo dizer aos meus alunos que aqueles que amam Reiki, se apaixonam por Apometria.
    Apometria nasceu associada a religião, mas vem sendo desenvolvida de forma holística por muitos profissionais de grande seriedade de maneira desvinculada da religião e do fenômeno mediúnico. Agradeço a Deus e aos Mestres pela oportunidade de ter acessado Reiki, Apometria e tantos outros métodos e pretendo continuar empregando todos de forma INTEGRADA. NAMASTÊ!

  8. Ale Helsink disse:

    Sou espírita, apometra e praticante de reiki. O que tenho a dizer é que, já vi verdadeiras bênçãos sendo feitas a parir de ambas as técnicas., O reiki lida com energias sutis, porém poderosas, a Apometria lida com outras formas de energia, às vzs mais densas, dependendo da necessidade do trabalho. ambos são trabalhos de devem ser embasados no amor ao próximo! Não tem pq um apometra atacar o Reiki, que é um sistema de cura maravilhoso! E vice-versa!
    Já vi verdadeiros milagres de cura e desobsessão através da apometria TB! Acho que ambos são ferramentas que Deus nos deu para usarmos a favor da melhoria do mundo e pra nossa evolução, e não, motivos para desavenças! Aposto que tanto Mikao Usui quanto José Lacerda de Azevedo. o codificador da apometria, que eram espíritos evoluídos, jamais aprovariam que seus legados fossem motivos de desavenças ideológicas! Se não se identifica com a apometria, pratique o Reiki, e se não se identifica com o Reiki, pratique a apometria! O importante dentro disso tudo é o amor e o respeito ao próximo! O mundo já tem muita desavença entre religiões, imagine se formos criar mais atritos entres essas duas técnicas, que nem religião são, mas que eu considero como ferramentas abençoadas!

  9. Edi Bernardete Machado disse:

    Que conforto ler uma msg tão bem redigida e que vem de encontro com meus anseios.Não sei se voce está falando da mesma pessoa que estou pensando mas tenho pesquisado muitos nos ultimos dia com o intuito de desvendar a verdade pois tb acredito que essa pessoa, que de caridosa não tem nada, trata os seres desencarnados com total arrogancia e falta de humanidade, tenho certeza que ela vem a Fortaleza e vai tb a outros lugares com um unico objetivo: se promover social e financeiramente. Essa pessoa se propõe inclusive a faser TRVP sem ter formação e qualificação tecnica para isso e cobra. Inclusive a “assistente” dele diz que se vc não conseguir regredir a vidas passadas ela “mediunicamente” fará isso por vc, quer dizer ela vai acessar os meus arquivos como se isso fosse possivel. As pessoas estão como que em estado “hipnotico” acreditando que essa pessoa seja um guru. Acredito inclusive prezado Carlos que a Apometria não traz tanta novidade assim que já não seja feito nas Casas Espiritas sérias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s