Os Preceitos Espirituais do Reiki

 

Todos conhecemos as principais versões a respeito da [re]descoberta do Reiki pelo Sensei Mikao Usui. Nas Américas, seguindo os ensinamentos da Gran-Mestre Hawayo Takata, ensinaram, até bem recentemente, que Usui Sensei era um sacerdote cristão e reitor de um seminário e que havia descoberto o Reiki após ser indagado por seus alunos sobre a técnica utilizada por Jesus para realizar curas. Na verdade Mikao Usui jamais foi cristão, nem sacerdote, nem mesmo monje budista, como pregam alguns. Mikao Usui era budista. Mas não vamos aqui escrever sua biografia.

É fato que em 1908 o Sensei Usui subiu o Monte Kurama para empreender um período de jejum e meditação de vinte e um dias e que recebeu sua iluminação ao final desse período, quando também visualizou os Símbolos Cósmicos. Usui Sensei usava os símbolos Choku Reiki, Sei He Ki e Dai Koo Myo Tibetano (únicos verdadeiros yantras), pois os que conhecemos como Hon Sha Ze Sho Nen e como Dai Koo Myo (japonês ou moderno), na verdade, são apenas a escrita, em caracteres kanji, dos mantras destes símbolos. Naquele momento, Mikao recebia a sua iniciação, o conhecimento de como utilizar os símbolos e como ativar o poder em outras pessoas, resgatando, assim, o método milenar de terapia.

Voltando ao tema deste artigo, Mikao Usui desce o Monte Kurama e dirige-se a uma estalagem, onde realiza as primeiras curas com o Reiki e a seguir inicia alguns mendigos das ruas de Kyoto, para que eles pudessem receber novos nomes no templo e reintegrarem-se à sociedade. Após alguns anos, retornando a essas mesmas ruas, verifica que muitos daqueles mendigos permaneciam na vida de mendicância, o que levou-o a refletir sobre a eficácia do Reiki. Foi então que Usui Sensei criou os Princípios do Reiki. Percebeu então que a cura do espírito, como pregada pelos monges, era tão importante quanto a cura do corpo, uma vez que, com a aplicação de Reiki só havia validado e ratificado a condição de pedinte naquelas pessoas. A importância da troca de energia tornou-se clara para ele: as pessoas precisavam dar de volta aquilo que receberam ou a vida para eles seria destituída de valor.

A princípio Mikao Usui pensou no Reiki apenas como um método de cura natural através da imposição das mãos, mas a partir desse fato ocorrido em Kyoto deu-se conta de que o Reiki, mais que um método de cura natural, era, acima de tudo, um sistema de auto-realização espiritual, de iluminação.

OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI

O método secreto que convida à felicidade. A medicina espiritual para todos os distúrbios da mente e do corpo.

Apenas hoje, não se irrite.

Apenas hoje, não se preocupe.

Apenas hoje, agradeça suas bênçãos e seja humilde.

Apenas hoje, ganhe a vida honestamente.

Apenas hoje, seja gentil e amável com todos os seres vivos.

De manhã e à noite, sente-se em posição Gassho e repita essas palavras em voz alta e para seu coração

Este é o Método Usui Reiki para cura do corpo e da alma.

Apenas hoje, não se irrite.

Nossas emoções nos pertencem, se alguém fizer ou disser algo que nos deixe irritado, enraivecido é porque essa emoção já existe. Essa pessoa apenas “acionou o interruptor” que a fez se manifestar. Nós somos a fonte dessa emoção.

A melhor forma de agirmos nesta situação é agradecermos a essa pessoa por ter nos mostrado que essa emoção existe e desta forma daremos o primeiro passo para transmutá-la.

Quando temos consciência de que somos a fonte de nossas emoções e de que elas, também, são energias, fica mais fácil nossa relação com elas, pois, podemos nos dirigir à fonte e transformá-las em amor.

A única forma de se vencer uma guerra, é não entrarmos nela. Um grande exemplo disso é Mahatma Gandhi que libertou seu país sem o uso da violência, apenas o amor.

Apenas hoje, não se preocupe.

Nossa energia é direcionada ao nosso foco. Se nos preocupamos com algo, direcionamos nossa energia para essa preocupação. No entanto, ela poderia ser mais bem aproveitada para a superação deste desafio.

Quando a ansiedade e a preocupação estão presentes, as dimensões são distorcidas, os desafios sempre parecem maiores do que realmente são.

A “pré-ocupação” não irá evitar um acontecimento, ao contrário, ela poderá torná-lo mais extenso, pois ele já estará causando sofrimento mesmo antes de se manifestar. Nossa vida acontece em ciclos, portanto, projetemos nossa energia na semeadura, desta forma a colheita será sempre abençoada.

Apenas hoje, agradeça suas bênçãos e seja humilde.

Diariamente, a cada momento, temos uma razão para expressar nossa gratidão.

Todo momento tem um potencial criador, transformador. E mesmo determinadas situações que nos parecem um castigo, futuramente, poderemos reconhecê-las como uma bênção.

Cada momento é um momento único e uma fonte de aprendizado. Se tivermos essa consciência, reconheceremos os “presentes divinos” que estão presentes em cada momento.

A humildade é a consciência de que tudo é parte do Todo. Tudo no Universo tem a mesma importância. Pois somos todos, manifestações da mesma energia.

Sermos humildes é fazermos nossa parte sem nos preocuparmos com o reconhecimento, apenas pela satisfação de estarmos cumprindo nossa missão e termos consciência de que a nossa é, não mais e nem menos importante, que a missão de nossos semelhantes.

Apenas hoje, ganhe a vida honestamente.

Fazermos o que deve ser feito é gratificante. Aprendermos a amar o que fazemos uma bênção. Sermos corretos em nossas atividades é mostrarmos nossa gratidão e reconhecermos essa bênção.

A honestidade é uma semente preciosa, entre seus frutos estão a tranqüilidade e a abundância. Quando trabalhamos honestamente somos abençoados com o suprimento de todas as nossas necessidades.

Apenas hoje, seja gentil e amável com todos os seres vivos.

“Não somos ondas, somos parte do oceano. Embora indivíduos afetamos o universo à nossa volta”. Tendo consciência de que tudo no universo é manifestação de uma mesma energia, ao projetarmos nosso amor aos nossos semelhantes e/ou à natureza, estaremos sendo beneficiados, também, com isso.

Muitas vezes, o simples ato de sorrirmos para alguém que encontramos a caminho do serviço, estudo, etc., é capaz de transformar inteiramente o dia dessa pessoa. E isso, não nos custa nada, ao contrário, nos beneficia pois o amor é uma energia ilimitada, inesgotável. Quanto mais a projetamos, mais temos a nossa disposição. E ele sempre reflete-se em nossa direção.

Aprendamos, pois, sobre a importância da vivência desses preceitos em nossas vidas. Tenhamos sempre em mente que somos canais dessa divinal Energia, não manipuladores da mesma.

Isto seria já um grande salto consciencial.

Boas Festas a Todos e um Abençoado Ano Novo!

Namastê

Carlos Alberto de França Rebouças Junior*

Reiki - Princípios

Bibliografia:

– Mestre João Eduardo Fialho – REIKI – SISTEMA OCIDENTAL – Sagrado – Sem Segredos – http://br.geocities.com/proj_pphjeifialho@gmail.com

– Mestre Johnny De’ Carli – Apostilas Oficiais – Madras Editora – www.reikitradicional.com.brreiki@iis.com.br

– Marcos Netter – Reiki Livre e Sem Mestre – Alta Life Books

– Brigitte Müller e Horst H. Günther – Reiki – Cure a Si Mesmo – Editora Rocco

– Dr. Mikao Usui e Frank Arjava Petter – Manual de Reiki do Dr. Mikao Usui – Editora Pensamento

– Frank Arjava Petter – A Técnica de Reiki do Dr. Hayashi – Editora Pensamento

– Frank Arjava Petter – O Fogo do Reiki – Editora Pensamento

*Carlos Alberto de França Rebouças Junior é Bacharel em Direito e Teologia, Mestre e Terapeuta Reiki (sistemas Usui, Gendai/Teate/Dentho, Karuna Reiki® e Karuna Ki e Lightarian® Reiki), Magnified Healing®, Lightarian® AngelLinks, Terapeuta Floral (sistemas Bach e Saint Germain), e Terapeuta de Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas.

e-Mail: reikimt@gmail.com

Home page: http://www.viagemaocoracao.xpg.com.br

Anúncios

Sobre carlosreiki

Bacharel em Direito, Teólogo, Phd em Psicanálise, Pós-graduado em Psicanálise com Especialização em Constelação Sistêmica Familiar, Dr.H.C. em Constelação Sistêmica Familiar, Dr.H.C. em Psicanálise Clínica, Gestalt-terapeuta; Praticante, Mestre e Terapeuta Reiki.
Esse post foi publicado em Reiki. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s