Mantra OM

OM-

A sílaba OM é considerada por várias escolas, mestres e tradições o som primordial do Universo. Assim, pode-se afirmar que OM é o princípio, meio e fim. É a totalidade. Segundo o Mandukya Upanishad, OM é aquele que existiu e existirá sempre. É chamado na Índia por mátriká mantra, o som matriz matriarcal que tudo originou. Nos Vedas, é definido como “aquele que tudo inclui, a origem e o fim do Unverso”.

Por tudo isso, OM é o mais conhecido e poderoso mantra, capaz de ressoar com nossa essência divina. Entoado corretamente, tem o poder de estimular os vários corpos do homem. Protege e abençoa, é o som do infinito e a semente de todos os outros mantras.

Quem pratica o mantra OM no Reiki de qualquer estilo (mentalizando o símbolo ou vocalizando-o) tem maior clareza, não se prende tanto a ilusões. OM é ainda o símbolo de vários ramos de Yoga e ocultimo. Seu símblo contém três letras: A, U e M, que representam os três estados de consciência humana (sono, sonho e vigília). A letra A relaciona-se com o estado desperto, quando se começa o som. U representa todo estado sutil, o sonho. E M todo o mundo causal, já que tudo se dissolve no M, no sono profundo.

Dentro do símbolo há os cinco elementos do Universo – terra, fogo, ar, água e éter. Confome o mestre hindu Pranavopanishad, o A é nirman (criação de tudo), é Brahma, o criador e a Terra. U é shiti (conservação do Universo), é Vishnu, o preservador. O espaço M é Pralaya (transformação do Universo), é Shiva, o dstruidor e a iluminação. Observe que na existência tudo é regido por estas três energias: criação, preservação e destruição.

AS 7 FORMAS DE PRÁTICA DO MANTRA OM

A respiração deve ser profunda e sempre regular. O mantra se faz na expiração, sem tremor de voz. A nota musical deve ser a mais natural possível, para isso é preciso relaxar o corpo ao máximo, com a espinha ereta. O som começa com a boca aberta, mantendo a língua no palato mole (fundo do céu da boca) e a garganta relaxada. O som vem do centro do crânio, fazendo vibrar a garganta e o peito. Tente levar a língua mais pra trás, mantendo a boca aberta e o som se transformará num “O”. Ainda sem fechar a boca, a língua prende a passagem de ar, que ao sair pelas narinas cria o som do M, vibrando intensamente no crânio. Utilize as mãos para sentir a vibração passando do peito para a testa.

Outra maneira de entoar o mantra é começar pela letra O, emitindo seu som com a boca bem aberta e a musculatura do rosto completamente relaxada. Depois, deve-se emitir um M prolongado e ir baixando o tom de voz até sumir por completo.

O aperfeiçoamento das vocalizações depende da persistência. Dessa forma se desenvolvem também muitos poderes psíquicos. Há ainda sete formas de praticar o mantra OM:

1 – repetição do som Om – Om – Om – Om… por muito tempo. Estimula a concentração e a meditação.

2 – Ooooooommmm (contínuo). Estimula os poderes do praticante (Sidhis).

3 – Om. Dar ênfase à letra Ó. Fornece grande vibração na caixa craniana para os chacras superiores.

4 – É um sopro com o Om (soltando-se o ar). Pode-se enviar mentalmente esse som para qualquer pessoas, animal ou objeto com a intenção de harmonia (Reiki à distância).

5 – Ohmmmmmmmmmm. Inicia-se com a boca fechada, concentra-se no M contínuo. Essa prática recarrega as energias do praticante.

6 – Áaãóoõúuummmmmmmmm. Efeito global, atua energizando todos os corpos, nadis e chacras, permitindo vários estados de consciência.

7 – Õõõõõmmmmmm… Esse OM contínuo é o mais poderoso, o único que não se pode fazer sozinho, mas sempre em grupo, pois quando uma pessoa termina a outra começa.

Om

Anúncios

Sobre carlosreiki

Bacharel em Direito, Teólogo, Phd em Psicanálise, Pós-graduado em Psicanálise com Especialização em Constelação Sistêmica Familiar, Dr.H.C. em Constelação Sistêmica Familiar, Dr.H.C. em Psicanálise Clínica, Gestalt-terapeuta; Praticante, Mestre e Terapeuta Reiki.
Esse post foi publicado em Saúde e bem-estar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s